Objetivos do controle de estoque

Artigo de autoria de sayurimatsuo

Links patrocinados (publicidade):

Links patrocinados (publicidade):

controle de estoqueUma empresa não consegue trabalhar sem estoque, uma vez que este mesmo age como um amortecedor entre os diferentes estágios da produção até a realização final do processo empresarial – a venda. Por isso há grande necessidade de administrar o controle de estoque diminuindo o capital total investido neste mesmo estoque por causa de seu preço elevado, pois a existência – ou não do estoque é um encarecimento constante para a empresa. Daí a necessidade, e grande, de seu controle.

Existem matérias primas que são vantajosas em serem estocadas conforme a necessidade premente da entrega do fornecedor, mas há aquelas que são preciso muitos dias para ser produzidas. Manter o fluxo entre uma e outra é muito importante no controle de estoque em qualquer tipo de empresa.

Com um controle de estoque eficiente a empresa diminui, e muito, os desperdícios, os desvios de mercadorias. Consegue verificar e acompanhar os investimentos feitos para que sua aplicação não seja exagerada o que poderá prejudicar o seu capital de giro.

O controle de estoque tem que estar conectado com os objetivos dos departamentos de compras, produção, vendas e financeiro. Todos os departamentos de uma empresa, não importa o tamanho, precisam atuar em equipe para que a operacionalidade da empresa não fique prejudicada.

Atualmente, a responsabilidade dos estoques fica sob o encargo de uma única pessoa. Os outros departamentos ficam livres desta responsabilidade e podem dedicar-se melhor à sua função.

O principal objetivo do controle de estoque é aperfeiçoar seu próprio investimento facilitando e aprimorando o uso dos meios internos da empresa, e com isso minimizando o capital investido.

Uma importante regra para o estoque do produto acabado, matéria-prima e material em processo é que estes devem ser vistos como dependentes, pois todas as decisões feitas sobre um dos tipos de estoque influenciarão os outros.

Outro objetivo deste controle de estoques é o de planejar, controlar e replanejar o material armazenado na empresa, uma vez que este controle não é algo estático, mas sim um elemento vivo e constante para atender as reais necessidades de uma empresa. As empresas precisam manter um controle de estoques eficiente para que possa atender sua demanda com rapidez, segurança e em pronto atendimento ao seu cliente.

Termos de busca: katia heordto@streng-katholisch de loc:FR, katia flgaogwn@streng-katholisch de loc:BR

Like it.? Share it:
Tags: ,

Deixe uma resposta