Como organizar uma casa pequena

Artigo de autoria de Joana.Marques

Links patrocinados (publicidade):

Links patrocinados (publicidade):

Casas pequenas não precisam ter alguns luxos que deixam o imóvel com uma cara de ‘cheio demais’. Nesse caso, o básico é chique, o menos é mais adequado e o ideal é não exagerar.

Na decoração de uma casa pequena, alguns exageros podem ser evitados, como várias TV’s espalhadas pelos cômodos da casa, estante CD e móveis grandes demais. Apenas móveis proporcionais, como um sofá confortável – mas não muito grande, um pequeno rack para TV, uma mesa de jantar para 4 pessoas, uma TV na sala e outra no quarto, e armários extremamente necessários, já que é primordial otimizar os espaços disponíveis.

Organizando o quarto

O quarto deve ser o mais ‘clean’ possível. Evite colocar móveis demais, e assim, você estará apostando, de forma acertada, num ambiente mais clássico, com mais espaço livre para a circulação. Lembre-se: o básico é o suficiente. Então, para manter essa premissa sempre em prática basta uma cama, um criado mudo, um armário e um suporte de TV para parede. Assim, o ambiente terá o necessário, mas sem ser carregado demais.

Espelhos são ótimos para dar uma impressão de ampliação em espaços pequenos, então são adequados para corredores e banheiros. O banheiro do quarto é o lugar mais básico, sem muito luxo, apenas uma pequena decoração para alegrar o ambiente.

O espaço da cozinha

Na cozinha, lavadora de pratos servem apenas para ocupar espaço em casas pequenas. Só quem realmente utiliza o utensílio deve tê-lo. Em uma cozinha básica apenas eletrodomésticos e uma pequena mesa ou bancada bastam.

O ideal para cozinhas de casas pequenas é não haver excessos, e sempre buscar não exagerar em futilidades que, além de desnecessárias, deixam o ambiente carregado e pesado. Como já foi dito, o “menos é mais”, e na cozinha, que costuma ser o cômodo mais apertado, essa regra deve ser levada a risca, pois é horrível trabalhar todos os dotes culinários com um espaço reduzido. Talvez, a melhor dica para esse cômodo é apostas nos móveis planejados ou sob medida. Faça um orçamento! Talvez, o valor seja um pouco maior do que aqueles móveis encontrados em lojas populares, porém, o retorno que se tem em otimização de espaço compensa o investimento.

organizando uma casa pequena imagem

Organizando casa pequena: menos é mais

Dicas finais

Engana-se quem pensa que casas pequenas não dão trabalho. O trabalho sempre vai existir, seja pelo acúmulo de bagunça ou pela presença de crianças agitadas, por exemplo. A dica principal é evitar deixar tudo para depois e colocar a mão na massa. A vantagem das casas pequenas, se compararmos com casas maiores, é a agilidade para a limpeza, porém, os cuidados necessários sempre devem ser levados em conta.

Like it.? Share it:

Deixe uma resposta